Livro impresso ou livro digital

Por Rangel Ramos

Livro impresso ou Livro Digital?

As luzes do octágono acendem. De um lado o grande e pesado Capa Dura, o livro impresso. Do outro o versátil e ágil Kindle, o livro digital. “It’s fight time”! 

Desde 2011, quando os e-book’s chegaram ao Brasil, há uma certa intriguinha entre impressos e digitais. Atualmente, o mercado nacional de e-book não possui tanta representatividade quanto esperava-se. Mas, continua crescendo, enquanto os livros físicos permanecem no “muito bem, obrigado”.

Livro impresso

Sem enrolação, vamos ao combate. Separei uma lista de vantagens, tanto do livro impresso quanto do digital. Em respeito aos mais velhos, começaremos com o impresso.

#1 –  BATERIA INFINITA

Eu não sei você, mas eu nunca tive que ligar um livro na tomada para o ler. Estar livre da necessidade de energia elétrica, portanto, é a primeira vantagem do livro impresso.

A maioria das pessoas lê enquanto desloca-se entre casa-trabalho-faculdade, ou vice-versa. Depender de uma bateria pode limitar sua leitura.

#2 –  EXPERIÊNCIA TOUCH

Ué! Não era para falar primeiro dos impressos? Sim, é do impresso mesmo que vou falar. O toque, o cheiro e o manuseio de um livro digital nunca será (ou , ainda não é) como o de um livro impresso.

Sabe aquela sensação gostosa de tirar do plástico e sentir o vento das páginas batendo no seu rosto? Então, isso o e-reader não vai te proporcionar. Por isso, a experiência touch do livro impresso é mais interessante que a do digital.

#3 – INTEGRIDADE FÍSICA

Você sabe que os livros digitais ficam em “nuvem”, né?!. Os defensores da tecnologia vão achar que estou “viajando”, mas nós nunca saberemos o quanto nossos arquivos estão protegidos na “nuvem”.

Pode acontecer que todos os seus livros desapareçam depois de algum bug. Eu sei, os livros impressos também não estão livres de infortúnios, como um incêndio ou uma enchente.

Por outro lado, eu nunca vi alguém roubar um livro impresso. Já ladrão de iPad, Kindle, Kobo e afins, vocês sabem que existe. Ah! Tem mais uma coisa: os livros impressos envelhecem com você. Olha aí que legal!

#4 – PRESENTEAR E EMPRESTAR

Um livro impresso é sempre um presente legal. Mesmo que o presenteado não seja tão ligado à leitura. Assim, você implicitamente incentiva o sujeito a ser um pouco mais culto.

Sabe aquele amigo secreto de final de ano que você nunca sabe o que dar de presente? Então, um livro sempre cai bem.

O livro digital não oferece a mesma experiência. Você pode até comprar um vale-presente ou algo do tipo, mas não dá para colocar em papel de presente. Assim como, não tem como emprestar um livro que do seu kindle, a não ser que você empreste o e-reader mesmo. Apesar que, normalmente quem é apaixonado por leitura não costuma emprestar seus livros. Mas, sempre tem as exceções, não é?

#5 EVITA A MULTITAREFA

Vocês já viram aqui no blog que FOCO (inserir link de post interno) é uma das coisas mais importantes para ler e aprender mais em menos tempo.

O livro impresso ajuda a manter um nível mais alto de concentração. O livro digital pode ser lido em várias plataformas que também possuem uma série de distrações.

O impresso, portanto, proporciona mais o foco do que o digital. Ele funciona como um isolante de distrações.

Livro Digital

Muito bem! Vamos ao contra-ataque. No segundo round veremos as vantagens da leitura digital

#1 – PORTABILIDADE

Sim, eu posso carregar minha biblioteca inteira para onde eu quiser. Para mim, essa é a maior vantagem de ter os livros em “nuvem”. Em qualquer lugar, em qualquer plataforma, eu posso abrir minha biblioteca e selecionar o livro que eu quiser. Isso é fantástico! Nem vou falar mais nada aqui! Vamos para o próximo!

#2 – ENTREGA IMEDIATA

Escolhi, paguei, recebi. Pronto! Já está pronto para ser lido. Por mais legal que seja ficar naquela expectativa de receber um livro pelo correio, na atual conjuntura das nossas vidas, tempo é essencial.

Quanto mais rápido os livros estiverem em nossas mãos, mais cedo começará nosso aprendizado. Ah, os preços do digital também são menores. Isso é uma grande vantagem.

#3 – CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO

Eu não sei o seu, mas o meu apê é bem pequeno. Eu tenho alguns livros em casa, outros na casa da minha mãe e por aí vai. É ostentador ter um quarto só para guardar os livros, mas, como estamos cada vez mais vivendo em pequenos espaços nos grandes centros, a possibilidade de ter uma biblioteca em casa é extremamente remota.

Sem falar na organização! Eu tenho apenas dois amigos que realmente organizam suas bibliotecas por referências. Já na plataforma digital você pode organizar seus livros por coleções, temas, status, enfim, vai da sua criatividade. Sem falar que usar o digital no lugar do impresso é uma atitude mais sustentável, gerando menos resíduos na natureza.

#4 – LEITURA

Eu sei, até agora só falei sobre a plataforma! Então, vamos lá. Para mim, existem várias vantagens em ler no digital.

A primeira delas é que eu posso fazer anotações sem estragar o livro. Eu grifo muito as coisas que leio. Os super protetores achariam um crime o que eu faço com meus livros impressos.

No digital eu posso grifar e escrever o quanto quiser. Outra coisa legal nos livros digitais é que tenho dicionário no botão direito do mouse. Isso é muito bom, porque ler com dicionário do lado é lei, vocês sabem.

Algumas pesquisas até apontam que os usuários de smartphone leem textos longos

Por fim, a busca de conteúdo é uma grande vantagem para mim. Nem sempre consigo lembrar em que momento o autor disse algumas coisas. Para resolver isso é só colocar uma parte do assunto na busca, que o livro digital me mostra exatamente o trecho que eu queria saber. No impresso eu teria um pouco mais de trabalho.

Deixa sua opinião aí!

Related Posts

×