3 Atitudes para ser mais criativo

Por Rangel Ramos

Como ser mais criativo no trabalho?

Acredite, você pode ser criativo no trabalho. Afinal, a criatividade não é um privilégio dos artistas.

Ed Catmul, Ceo da Pixar, afirma:

“qualquer pessoa pode ser criativa em algum aspecto”.

 

Mas, para algumas pessoas a criatividade ainda é considerada como desperdício de tempo.

Criatividade vai além de compor uma música ou pintar um quadro. No atual cenário do mercado as empresas procuram por empregados cada vez mais criativos. Os empresários querem ao seu lado pessoas que enxerguem aquilo que eles já não conseguem mais ver. 

Gosto de resumir Criatividade em habilidade de solucionar problemas de forma rápida com baixo custo.

 

Parece estranho, mas eu adoro ficar procurando problemas para solucionar. Por isso que ofereço mentoreamento. As pessoas me procuram para falar de coisas que atrapalham seu desenvolvimento profissional, mental e espiritual.

Eu tento enxergar uma saída e aponto uma possível solução. Quando não sei vou atrás até conseguir orientar meu cliente para o caminho mais próspero.

Você não precisa saber fazer tudo. Precisa conhecer gente que sabe. E quando cooperamos todos crescemos.

 

O pensamento criativo é uma habilidade requisitada nos dias de hoje. E com bastante prática, todos nós podemos pensar de forma mais criativa. Mas eu ainda encontro pessoas que dizem: “Eu não sou uma pessoa criativa” e, particularmente, acho isso uma besteira. Todos somos criativos.

Ser criativo é saber usar as referências que você recebeu da vida a vida toda. Por isso, nunca pare de estudar e se desenvolver. Pensando nisso, no post de hoje vou apresentar para você 3 atitudes que vão melhorar o seu pensamento criativo. Vamos lá?

 

#1. Identifique e reconheça a sua caixa

Oi? Que história é essa de caixa? Calma, vou explicar. Criatividade é encontrar soluções. É pensar fora da caixa. Pronto! Só que não há como encontrar uma solução sem identificar o problema. Então, pergunte-se agora: qual é o meu problema?

Jeff Bezos, o fundador da Amazon diz:

“Uma das únicas maneiras de sair de uma caixa apertada é inventar sua saída”.

 

Identifique qual é a caixa que você entrou. Reconheça que está dentro dela. Se o orçamento for 10K, encontre uma solução para 5K. Se o prazo é de 2 semanas, então, divida o trabalho em pequenos lotes.   A criatividade não prospera na liberdade. Quanto mais solto você ficar, menos produtivo será.

Deixar a mente divagar é bom, mas ficar esperando a solução cair do céu não é ser criativo. Aquela pressão do prazo, do orçamento ou da falta de estrutura é fundamental para motivar o pensamento criativo. Regras, restrições e limitações obrigam você a pensar.

Então da próxima vez que culpar seu gerente ou cliente por serem limitados ou não oferecerem os recursos necessários, pense que essa é uma chance para você desenvolver sua criatividade. Quando temos menos recursos e tempo somos forçados a encontrar novas soluções.

Se estiver com tempo agora assista esse documentário de Raul Taborda sobre processo criativo. Talvez ajude a entender o que estou falando.

 

 

#2. Ande com gente mais inteligente do que você

Certa vez Ed Catmul entrevistou Alvy Ray Smith, um jovem carismático com Ph.D. em ciência da computação. Ed comenta que ao ver o currículo do rapaz ficou impressionado. O cargo era de assistente, mas o sujeito era bem mais qualificado do que o próprio Ed.

“Ainda posso lembrar meu incômodo interior, aquela reação instintiva causada por uma ameaça em potencial: aquele, pensei, podia ser o sujeito que tomaria meu emprego um dia. Mas mesmo assim eu o contratei.” Ed Catmull em “Criatividade S.A”.

 

As outras pessoas viram na atitude de Ed uma certa confiança. Só que na verdade, Ed não estava nada confiante. Mas ele já havia aprendido a lição: “Aposte sempre no melhor, mesmo que pareça ameaçador.”

 

 

Você não precisa ter medo de andar com pessoas mais inteligentes do que você. Muito pelo contrário. É com esses que você deve estar. A convivência vai fazer você evoluir também.

“E assim fizemos. Alvy viria a se tornar um dos meus melhores amigos e colaborador da maior confiança. E desde então formulei uma política de tentar contratar pessoas mais inteligentes do que eu.” Ed Catmull em Criatividade S.A

 

#3. Não tenha medo de feedback sinceros

Tenho alguns amigos pessimistas e alguns mentores. Toda vez que eu falo com eles sobre algum projeto ou idéia, normalmente, a resposta começa com: “Hmm … eu não sei, será?”

Nada é perfeito. Tudo sempre pode ser feito de um jeito melhor. Se as pessoas questionam, então, repense. Observe novamente por um outro prisma.

Todos nós precisamos de alguém para apontar a direção certa. Você não vai mostrar algo novo para alguém que não goste de você. Então, se essa pessoa está questionando, talvez, seja para o seu bem. Não tenha medo de feedback sinceros. Eles nos fazem crescer.

Encontre alguém que se importe. Vale mais a pena ter alguém para criticar suas idéias do que pessoas que dizem: “isso é genial”. Ser forçado a repensar seu trabalho, muitas vezes fará você atinge soluções ainda melhores. E isso é a verdadeira criatividade.

Pare de fazer as coisas porque “é assim que sempre foi feito.” Esse não é um motivo válido. Isso é preguiça.

 

Em vez disso, encontre novas soluções. Faça as coisas de forma diferente. Você é uma pessoa criativa. Acredite nisso!

 

#4. Item extra pra quem leu até aqui!

Esse post foi inspirado no livro “Criatividade S.A.”, de Ed Catmul, que é um dos fundadores da Pixar, ao lado de Steve Jobs e Jhon Lasseter. Se você quiser aprender um pouco mais do que ele ensina nesse livro vou deixar aqui um resumo do livro:


 

Vamos continuar essa conversa?

Se você quiser conhecer quais foram os mecanismos que a Pixar institucionalizou para gerar a criatividade em todos os seus colaboradores clique aqui e inscreva-se no treinamento Criatividade S.A.

Até o próximo post.

Deixa sua opinião aí!

Related Posts

×