Busca Orgânica com SEO? Vem comigo!

Por Rangel Ramos

Como aumentar a busca orgânica com SEO?

Não vou dar uma resposta pronta e concreta para essa pergunta. Mas, vou mostrar aqui alguns dos meus resultados mais recentes.

Separei alguns clientes do meu portfólio para você saber o que acontece quando me contrata para trabalhar em seu blog, site ou e-commerce.

Vou apresentar os resultados de forma anônima porque acho muita falta de ética apresentar o nome dos clientes que já atendi, ainda mais quando se trata de dados estratégicos.

Por isso, vou nominar apenas o nicho de atuação para que seja um pouco mais fácil de compreender as estratégias usadas para se chegar nos resultados que serão apresentados.

Pois bem, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

SEO estratégico com conteúdo diversificado

O primeiro case que vou apresentar é de um cliente do nicho de turismo. Esse cliente vende uma experiência específica de turismo guiado. Porém, seu blog sofria com Keyword Stuffing, ou seja, usava excessivamente a mesma palavra-chave.

Esse é um dos erros mais comuns em SEO. Pois, muitas vezes o cliente acredita que o seu produto ou serviço precisa aparecer em todas as peças de mídia e marketing. No caso, em todos os textos do blog. Mas, isso é um erro.

Se você usar a mesma palavra-chave muitas vezes no mesmo blog o Google vai interpretar que você está tentando burlar o algoritmo.

Essa é uma técnica antiga de potencialização de busca orgânica, onde os primeiros analistas de SEO repetiam (ou escondiam) a palavra-chave várias vezes dentro do código html da página.

Bom, meu trabalho foi buscar uma forma mais inteligente e estratégica de apresentar o serviço do cliente sem que ficássemos usando a palavra-chave o tempo todo.

Sendo assim, o que fiz foi aumentar minha cartela de possibilidades. Veja os resultados extraídos do Semrush.

Busca orgânica
Relação de palavras-chave de agosto 21 até jul 22.

No gráfico acima você pode ver que entreguei o blog do cliente com 90 palavras-chave, com um tráfego mensal de 19,8k e com a maioria das palavras-chave ocupando a primeira página do Google.

E como eu fiz? Primeiramente fui conhecer bem qual era o modelo de negócio do cliente. E nisso percebi que suas viagens guiadas só poderiam ser feitas para um determinado local do mundo. Essa região possui inúmeros países, como muitas atrações turísticas e muita história para ser contada.

Pois bem, o que fiz foi criar pautas que usavam o nome dos países e suas atrações como palavras-chave. Dessa forma, as pessoas interessadas em conhecer tal região do mundo, também descobriam a experiência guiada do meu cliente.

Busca orgânica
Palavras-chave x Posição no resultado do Google

No gráfico acima é possível perceber que de agosto de 2021 até janeiro de 2022 houve um ganho expressivo de palavras-chave ocupando as primeiras páginas do Google. Em maio, por exemplo, a linha amarela (resultados top 3) é uma das maiores.

Outra observação é em julho de 2022, quando entreguei a conta, em que a linha azul clara (resultados de 4-10) é a maior em todas as barras. Isso mostra que o blog do cliente estava aparecendo na primeira página do Google com um número alto de palavras-chave.

E por que isso importa? Porque quanto maior for o reconhecimento da sua marca, maiores serão as suas chances de conversão.

É importante entender que as pessoas muitas vezes nem sabem o que querem comprar quando estão procurando e escolhendo a busca orgânica.

Se sua marca receber o reconhecimento correto, suas chances de vender seu produto/serviço são muito maiores.

Por isso, oferecer conteúdos com palavras-chave diversificadas é o jeito mais inteligente de usar o SEO de forma estratégica.

Como aumentar a busca orgânica?

Outro cliente que atendi nos últimos meses era um e-commerce do nicho de climatização com ar-condicionado.

Um nicho bem específico, mas que estrategicamente consegui aumentar consideravelmente seu tráfego. Veja os resultados abaixo:

busca orgânica
Tráfego orgânico

Bom, nesse caso o trabalho foi um pouco mais de mão-na-massa. Pois, junto com minha equipe fiz uma auditoria de conteúdo para desenhar uma forma mais inteligente de apresentar os produtos.

Fiz um estudo aprofundado em todos os produtos disponíveis na loja virtual e procurei identificar cada característica singular de cada produto oferecido.

Sim, uma trabalheira. Mas, dessa forma, conseguimos criar conteúdos que atendiam dúvidas e geravam interesse pelos produtos.

Foi um trabalho lento, mas que nos deu muito resultado depois. Inclusive, no conteúdo de meta-tag (copys que aparecem para os mecanismos de busca), que aumentaram muito nosso CTR, como pode ser visto abaixo.

Relação entre impressões e cliques

Você pode ter o conteúdo mais interessante do mundo, mas se sua copy não converte, sinto muito, mas ninguém que te encontrar na primeira página do Google vai ler seu conteúdo.

Melhorar a meta-tag utilizando o Yoast é o segredo para atrair mais tráfego para o seu site. O que acontece é que muitas vezes os redatores SEO não levam a sério as determinações do plugin e não capricham na copy. Aí fica difícil né parça!

Para atrair é preciso ser interessante. Portanto, levar a sério a copy para os mecanismo de busca orgânica é fundamental para obter resultados incríveis na buscar orgânica com SEO.

Migração de conteúdo? Baita problema.

O último case que quero te apresentar neste post é de um cliente que teve seu site invadido e derrubado. Tivemos que construir um site novo do zero. Bacana, né?

Sim, um baita problema. E aí, como que faz para migrar o conteúdo sem perder ranqueamento? Mágica? Não, meu jovem. Trabalho, disciplina e diligência.

Ficamos 15 dias focados em recuperar todos os textos, fazer a revisão de um por um e ajustar as copys para os resultados de busca orgânica.

Perca das palavras-chave

No gráfico acima está o resultado do ataque e derrubada do site. A queda foi brusca e dolorida. Veja como vínhamos em uma crescente conquistando cada vez mais palavras-chave nos primeiros lugares.

Mas, o ataque levou o site lá para o zero (literalmente). E para piorar, o novo site levou aproximadamente 4 meses para ficar pronto. A queda foi em dezembro de 21, o novo blog entrou no ar em março de 22.

Recuperação do tráfego orgânico

No entanto, com o trabalho bem feito, conseguimos amenizar a perda das palavras-chave com a recuperação do tráfego.

O que quero dizer é que alinhando o trabalho diligente de revisão e o aprimoramento dos conteúdos, eu e minha equipe conseguimos elevar o resultado de busca orgânica rapidamente, diminuindo os prejuízos ocasionados pelo ataque cibernético.

E aí! Vamos conversar?

Ficou interessado em aumentar a busca orgânica do seu site/blog? Então vamos bater um papo. Vamos fazer um orçamento e ver como você pode aumentar sua presença no Google sem ter que ficar pagando uma fortuna de Ads.

Deixa sua opinião aí!

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