Trolls da Internet: que isso?

Por Rangel Ramos

Trolls da Internet nas hashtags bolsonaristas

Ninguém está livre dos Trolls da Internet, especialmente em tempos de eleições. Nesse artigo eu faço uma análise sobre a presença de Trolls nas hashtags bolsonaristas que chegaram ao Trending Topics do Twitter durante o período eleitoral de 2022. 

Mas, antes de tudo, vamos falar um pouco sobre essa história de Trolls e entender como é que eles chegaram na Internet e depois sim, como é que esses elementos podem influenciar na política através das redes sociais online.

O que são Trolls?

Na mitologia nórdica, os trolls são criaturas lendárias e sobrenaturais que fazem parte do folclore escandinavo. Eles são frequentemente retratados como seres gigantes, fortes e grotescos, com uma aparência selvagem e assustadora. Os trolls são conhecidos por habitar montanhas, florestas e cavernas profundas, onde levam uma vida solitária e muitas vezes hostil.

Diferentemente de outras criaturas míticas nórdicas, como os deuses e os elfos, os trolls não possuem poderes ou habilidades sobrenaturais específicas. No entanto, são considerados seres extremamente resistentes e difíceis de derrotar. Sua força física é muitas vezes descrita como imensa, sendo capazes de lançar rochas gigantescas ou até mesmo derrubar árvores com facilidade.

Os trolls também são conhecidos por sua natureza maliciosa e inclinação para o caos. Eles são frequentemente retratados como seres impiedosos, capazes de praticar atos cruéis e violentos. Além disso, muitos trolls possuem uma aversão à luz do sol, preferindo a escuridão da noite ou de cavernas escondidas.

Na mitologia nórdica, os trolls têm interações frequentes com humanos e outras criaturas. Embora os trolls sejam frequentemente retratados como seres malignos, alguns relatos também descrevem sua natureza de maneira mais ambígua. Alguns trolls são considerados guardiões de tesouros ocultos ou protetores de áreas naturais. Nessas histórias, eles podem se tornar menos hostis se tratados com respeito e consideração.

Os trolls da mitologia nórdica têm sido uma fonte de inspiração para a literatura, o cinema e os jogos ao longo dos anos. Sua figura grotesca e sinistra, combinada com sua natureza desafiadora e imprevisível, os torna personagens fascinantes e aterrorizantes dentro desse rico universo mitológico.

Mas, além  de tudo disso, reza a lenda que quando os nórdicos foram enfim conquistados pelos cristãos, os trolls passaram a se camuflar em forma de rochas para se esconderem dos cristãos e interagirem, apenas, com os escandinavos que acreditam neles.

E agora você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com os Trolls da Internet, ou até mesmo com a Comunicação Política? Calma, vamos lá.

O que são Trolls da Internet?

Na era digital, o termo “troll” é frequentemente usado para descrever pessoas que se envolvem em comportamentos provocativos, ofensivos e perturbadores na internet. Provavelmente você já ouviu o termo “trolagem” para identificar alguma pegadinha ou algo assim.

Porém, os Trolls da Internet não são elementos tão inofensivos quanto parecem. Os Trolls da Internet são indivíduos que buscam deliberadamente causar conflitos, disseminar discursos de ódio, fazer piadas de mau gosto ou simplesmente perturbar outras pessoas em fóruns online, redes sociais, comentários de blogs e outros espaços virtuais.

Os Trolls da Internet geralmente agem de forma anônima ou sob pseudônimos, aproveitando o anonimato proporcionado pela internet para evitar as consequências de suas ações. Eles podem criar contas falsas ou usar perfis temporários para espalhar mensagens perturbadoras ou difamatórias, muitas vezes com o objetivo de chocar, provocar reações emocionais ou simplesmente causar discórdia.

Essas pessoas geralmente buscam atenção e prazer em perturbar os outros, alimentando-se das respostas emocionais e da raiva que conseguem provocar. Eles muitas vezes distorcem fatos, lançam ataques pessoais, espalham desinformação e se envolvem em comportamentos abusivos. O objetivo principal dos Trolls da Internet é criar um ambiente hostil e negativo, onde o diálogo construtivo é dificultado e o clima online se torna tóxico.

É importante ressaltar que nem todo comportamento indesejado na internet é atribuído a trolls. Há uma diferença entre expressar opiniões divergentes ou críticas construtivas e o comportamento troll intencional, cujo principal objetivo é causar perturbação e sofrimento emocional nos outros.

Enfrentar trolls na internet pode ser um desafio, pois é difícil controlar suas ações ou impor consequências reais. No entanto, é possível minimizar seu impacto ignorando-os, bloqueando-os ou reportando suas atividades para os administradores das plataformas online. Além disso, é importante cultivar uma cultura de respeito e empatia na internet, promovendo um ambiente online seguro e saudável.

É crucial lembrar que os Trolls da Internet são uma minoria barulhenta e que a maioria das interações online é positiva e construtiva. No entanto, é importante estar ciente da presença de Trolls e não permitir que suas ações influenciem negativamente nossa experiência online. Algo que pode ficar ainda mais grave quando envolvem temas relacionados à política.

Trolls e a Comunicação Política

Os Trolls da Internet são pessoas que se envolvem em comportamentos provocativos, ofensivos e perturbadores. São indivíduos que buscam deliberadamente causar conflitos, disseminar discursos de ódio, fazer piadas de mau gosto ou simplesmente perturbar outras pessoas em fóruns online, redes sociais, comentários de blogs e outros espaços virtuais.

Os trolls da internet geralmente agem de forma anônima ou sob pseudônimos, aproveitando o anonimato proporcionado pela internet para evitar as consequências de suas ações. Eles podem criar contas falsas ou usar perfis temporários para espalhar mensagens perturbadoras ou difamatórias, muitas vezes com o objetivo de chocar, provocar reações emocionais ou simplesmente causar discórdia.

Ferrara (2022) classifica os perfis de internet problemáticos em cinco tipos, entre eles estão os Trolls:

  1. Contas promocionais (ou spammers): engloba qualquer conta criada na plataforma com a intenção deliberada de promover produtos ou serviços comerciais, com o objetivo de chamar a atenção de outros usuários (legítimos) para isso.
  2. Contas falsas: compreende qualquer conta que seja criada na plataforma com a intenção de ostentar a visibilidade ou aparência de influência de outras contas. Contas falsas são frequentemente vendidas como seguidores falsos; 
  3. Automatizadas: é uma conta controlada exclusiva ou predominantemente por software, ou seja, scripts de computador mais ou menos complexos que automatizam a atividade e o comportamento da conta com o objetivo de imitar, mais ou menos fielmente, a maneira como um usuário humano se comportaria na plataforma; 
  4. Contas comprometidas: esta categoria inclui contas que foram originalmente criadas por usuários legítimos, mas que foram hackeadas ou comprometidas e seu controle foi passado para outra pessoa.
  5. Contas maliciosas (ou trolls): esta categoria distingue contas de usuários com base em suas intenções. 

Para o autor, uma prática comum na literatura é considerar usuários mal-intencionados envolvidos em atividades inautênticas quando propositalmente iniciam ou seguem uma agenda, ou seja, propaganda política, campanhas conspiratórias, desinformação, operações de influência, atitudes tóxicas, etc., destinados a direcionar ou distorcer artificialmente uma conversa no Twitter e/ou enganar usuários legítimos nela envolvidos. 

Contas maliciosas são frequentemente envolvidas em campanhas que podem ser organizadas por governos estrangeiros patrocinados pelo estado, grupos de influência e, ocasionalmente, por lobos solitários. Eles também estão frequentemente envolvidos em atividades coordenadas realizadas em orquestração com muitas outras contas desse tipo. Contas maliciosas podem ser automatizadas, mas geralmente são controladas por operadores humanos, chamados de trolls da internet. 

E, para além do proposto por Ferrara (2022),  outro trabalho que fala sobre a ação dos Trolls da Internet é Elmas et al (2019), que identificaram um ataque ao TT’s promovido por contas falsas e comprometidas, que após a hashtag chegar ao ranking, apagavam os tuítes ou excluiram a conta permanentemente, o que eles chamaram de astroturfing efêmero. E, sobre classificação de perfis podemos contar também com o trabalho publicado por Recuero, Zago e Bastos (2015) que ao analisarem os discursos na hashtag #ProtestosBR categorizam os principais atores como “pessoas”, “governo” e “mídia”. 

Portanto, temos perfis classificados como problemáticos, autênticos e maliciosos. Mas, para poder executar essa análise eu precisei identificar cada perfil raspado nas coletas das hashtags e compreender em que tipo poderia ser enquadrado.

Na Tabela 1, é possível observar como foi feita a classificação dos perfis identificados e definidos para as análises que seguem e são apresentadas nos próximos gráficos.

TABELA 1 – CLASSIFICAÇÃO DE PERFIS

Tipo de perfil Subgrupo Descrição
Ativistas/Trolls (Ferrara, 2022) Apoiador Ativista que demonstra declaradamente apoio ao governo e/ou a Bolsonaro na descrição da bio ou usa bandeira/sigla/22  na foto de perfil ou no teor das postagens de forma geral.
Opositor Ativista detrator do governo Bolsonaro que atua em militância nas hashtags que apoiam o governo.
Figura Pública (Recuero, Zago e Bastos, 2015) Celebridade Pessoas conhecidas na mídia. Famosos, especialmente artistas. Normalmente possuem muitos seguidores por serem figuras públicas.
Político Perfis oficiais de políticos profissionais, ministros de estado, juízes da suprema corte ou líderes políticos que possuem muitos seguidores por serem figuras públicas.
Pessoa Jurídica

(Recuero, Zago e Bastos, 2015)

Imprensa Qualquer perfil que tenha uma organização profissional explícita e declarada, seja mídia tradicional, alternativa, jornalista ou blogueiro profissional. Criador de conteúdo jornalístico e cobertura.
Instituições Perfil que representa alguma instituição como forças armadas, partidos políticos ou organizações não-governamentais. Válido também para pessoas que representem alguma instituição.
Páginas Qualquer perfil que tenha um comportamento de página de notícia, que tem uma equipe de profissionais que atuam na criação dos conteúdos seja de Direita, Esquerda, Hiperpartidária e afins.
Spammers (Ferrara, 2022) Oportunista Usou a hashtag para promover seu próprio conteúdo, que não se classifica dentro da discussão política.
Limitadas São contas que usaram a hashtag mas não permitem que sejam coletadas informações da bio e afins.
Comprometidas (Elmas et al, 2019; Ferrara, 2022) Suspensa/ Retida Perfil que foi suspenso ou retido por não cumprir as diretrizes da plataforma ou por determinação judicial. Quando uma conta é suspensa permanentemente, ela é removida da visualização e o infrator não tem mais permissão para criar outras contas.
Inexistente Quando um proprietário desativa a conta, a página é renderizada como indisponível. Os proprietários podem desativar suas contas a qualquer momento

Fonte: o autor (2023).

Portanto, da observação exploratória em cada perfil presente nas hashtags bolsonaristas que alçaram o topo do Trending Topics do Twitter do período de 16 de agosto até 31 de outubro, se detectou se o perfil continha palavras de apoio explícito a Bolsonaro na descrição da biografia, se o teor das últimas postagens tinha posicionamento político, assim como, se havia algum símbolo patriótico na foto do perfil ou na capa, como bandeira do Brasil, emojis ou o número 22, pertencente a sigla do Partido Liberal (PL), do candidato a reeleição, Jair Messias Bolsonaro.

No gráfico é possível perceber a presença dos Trolls da Internet nas hashtags bolsonaristas.

 

No gráfico é possível observar que na grande maioria dos perfis atuantes nas hashtags bolsonaristas estão perfis que foram classificados como Trolls. Esses perfis trabalhavam dentro do ecossistema do Twitter para mobilizar seguidores e alavancar a hashtags até o Trending Topics.

No gráfico abaixo é possível perceber o potencial de mobilização gerado pelos Trolls da Internet, relacionando a quantidade de compartilhamento e seguidores nos perfis.

 

No gráfico é interessante observar que os Trolls, em sua maioria, não possuem muitos seguidores, porém, são muito barulhentos e atuantes nas hashtags. E, dessa forma, consegue orquestrar o algoritmo da plataforma a ponto de dar visibilidade à pauta proposta na hashtag.

Há uma preocupação em conter as ações dos Trolls da Internet e, a metodologia proposta aqui pode ser uma forma de identificar tais perfis e enquadrá-los na legislação. Inclusive, isso foi algo que já aconteceu com alguns dos perfis identificados na análise.

Esse post é um resumo compilado de um trabalho maior que foi apresentado em forma de artigo científico no Congresso Compolítica de 2023, realizado na Universidade Federal do Ceará, em maio.

Para acessar o trabalho completo clique aqui.

 

Referências

ELMAS, T; OVERDORF, R; ÖZKALAY, A; ABERER, K. Ephemeral Astroturfing Attacks: The Case of Fake Twitter Trends. Researchgate, 2019.

FERRARA, E. Twitter spam and false accounts prevalence, detection, and characterization: A survey. First Monday, 27(12), 2022.

RECUERO, R.; ZAGO, G.; BASTOS, M. O Discurso dos #ProtestosBR: análise de conteúdo do Twitter. Galáxia (PUCSP), São Paulo, v. 14, n. 28, p. 199-216, 2014.

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