3 dicas para manter o machado afiado

Por Rangel Ramos

Liderança: 3 dicas para manter seu machado afiado

Stephen Covey ensina como a liderança é fundamental para qualquer equipe, empresa ou negócio que almeja ganhar espaço no mercado. Dentre os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o autor diz que uma liderança efetiva é resultado de um machado bem afiado.

Não entendeu? Então, fica calmo, continua a leitura e vem comigo que vou te dar 3 dicas para você aprender a afiar a serra do seu machado e ser mais produtivo, exercendo uma liderança eficaz.

O que liderança tem a ver com afiar o machado?

O conceito de “afiar a serra” é muito antigo, mas ficou famoso ao ser descrito por Stephen Covey em seu livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”.

A lenda conta que em uma competição para ver quem cortava a árvore mais rápido, o lenhador mais velho passou a maior parte do tempo amolando o machado, enquanto o competidor mais jovem dedicou-se em golpear a árvore com toda a sua força. Quando o jovem estava no meio do tronco o competidor mais experiente começou a cortar sua árvore.

Ao final, o lenhador mais velho venceu a competição porque seu machado desempenhou um trabalho muito melhor que o do competidor menos experiente.

Stephen Covey ensina que Afiar a Serra envolve manter um programa balanceado e sistêmico para a auto-renovação, atuando em quatro áreas fundamentais: física, mental, espiritual e emocional.

Pensando nisso, separei 3 dicas para você manter sempre a o seu machado afiado:

Mantenha uma postura positiva equilibrada

No livro Saber Vender é da Natureza Humana, Daniel Pink ensina um conceito chamado Flutuabilidade (Buoyancy). Pink explica que Flutuabilidade é o comportamento que você tem antes, durante e depois das abordagens de venda.

Os vendedores sempre treinam em frente ao espelho dizendo para si mesmos que conseguem bater suas metas. Mas, Pink revela que alguns pesquisadores concluíram que a conversa auto-questionativa é mais eficaz do que a autoafirmação.

Ou seja, perguntar para si mesmo se é realmente capaz, é melhor do que simplesmente dizer na frente do espelho que consegue.  

Para amolar o seu machado antes de fazer qualquer coisa, ou tomar alguma decisão, mantenha uma postura positiva equilibrada se auto-questionando sobre sua capacidade.

Normalmente, temos a tendência de ir para os extremos. Ou estamos convictos de que vamos conseguir ou nos sentimos incapazes e, então, nem saímos do lugar.

Daniel Pink sugere que durante o processo de venda devemos utilizar a positividade e focar no lado positivo das coisas, não no negativo. Mas, ser equilibrado é melhor ainda. Ou seja, ser excessivamente positivo nem sempre é o ideal. Você pode sentir-se confiante demais e acabar parecendo arrogante. Para Pink, a fórmula é injetar três pensamentos positivos para cada negativo que tiver.

Antes de tomar alguma decisão ou executar alguma abordagem amole seu machado usando a flutuabilidade. Avalie se é capaz de fazer determinada coisa e mantenha sua positividade consciente das dificuldades e percalços do caminho.

 

flutuabilidade

 

Mensure e Avalie suas ações

Muitas empresas adoram fazer relatórios de desempenho ou abrir canais para sugestões. O problema é que quase ninguém avalia esses dados. Ou quando são lidos, os gestores não fazem nada do que foi sugerido ou apresentado no relatório.

Ed Catmul, presidente dos estúdios Disney e Pixar, sempre sonhou em construir uma cultura organizacional criativa. Para isso, a Pixar criou o “Note Day”, um dia no ano em que todos param de trabalhar e dividem-se em pequenos grupos para participar de workshops e depois avaliar os processos da empresa.

Do faxineiro ao diretor, todos os colaboradores da Pixar reúnem-se para avaliar todos os processos da empresa e sugerir mudanças. Pessoas comuns, empenhando sua criatividade para resolver os problemas de produção da empresa.

Mas, o mais importante disso é que todas as sugestões são levadas até a diretoria e expostas para toda a empresa. E, para não deixar os colaboradores desacreditados as mudanças aprovadas começam a ser implementadas na semana seguinte ao evento.

Uma forma de manter o seu machado afiado é sempre mensurar e avaliar suas ações. Parar para reavaliar sua vida, sua carreira ou qualquer outra área, separe uma dia na semana para analisar quais ações não estão trazendo produtividade para você. Isso também é uma forma de estar preparado para os desafios da vida.

Nem sempre você vai conseguir ver isso sozinho. Você pode pedir ajuda ao seu cônjuge, seus colegas de trabalho ou buscar por um mentor. No mentoreamento alguém olha de fora suas ações. E identifica o que está atrapalhando sua produtividade.

Às vezes para afiar o machado você vai precisar de ajuda. Não há problema algum em deixar-se ser avaliado por alguém que está sendo pago para dizer o que você está fazendo de errado.

Provavelmente, os apontamentos que o mentor fizer vão gerar uma mudança no seu comportamento. Isso vai resultar em menos perda para você. No fim, você vai lucrar bem mais do que pagou para o mentor.

Nunca pare de aprender

Se quiser manter seu machado sempre pronto para cortar qualquer coisa, você não pode parar de aprender. O aprendizado te prepara para a vida. Te dá autonomia. É o ponto fundamental na sua tomada de decisão. Ter uma base de conhecimento atualizado é o que faz você se diferenciar do mercado.

Atualmente existem inúmeras ferramentas para você dar continuidade ao seu aprendizado depois da faculdade. Meu ciclo de workshops é uma experiência de aprendizagem que pode te ajudar a manter-se atualizado. São vários livros de autores influentes na área de autogestão e autodesenvolvimento. Nós vamos extrair a inteligência por trás dos livros e ensinar o que realmente pode ser aplicado a sua realidade.

Se quiser saber mais sobre como manter seu machado afiado deixo alguns posts que podem te ajudar:

Vamos continuar essa conversa?

Você já deve ter percebido que manter o machado afiado não é uma tarefa simples. Requer muita disciplina e dedicação. Mas, pensando nisso, desenvolvi um ciclo de workshops onde provoco uma experiência de aprendizagem sobre algum livro de autodesenvolvimento. Não seria legal aprender o que um livro tem para ensinar em uma oficina de 2h30? Se quiser saber quais livros  estão sendo ministrados clique aqui.

Até o próximo post.

Deixa sua opinião aí!

Related Posts

×