Autodesenvolvimento
OTIMIZANDO SUA LEITURA
4 dicas para você ler mais

 

Os livros são a porta de entrada para o conhecimento e o start para o desenvolvimento pessoal. Livros nos ajudam a expandir o que somos. Faz-nos sentir capaz de fazer coisas além da nossa capacidade.

Mas, a leitura é como condicionamento físico. Ninguém fica pronto para correr uma maratona da noite pro dia. É necessário um condicionamento físico. Certo?

Com a leitura é a mesma coisa. Se desde criança você nunca foi um leitor assíduo, não dá pra começar lendo livros de 500 páginas ou autores como Heidegger, Nietzsche ou Vygotsky.

Comece por uma leitura mais tranquila e divida em partes menores, ou seja, leia os tópicos, compreenda, depois os capítulos, compreenda, depois as seções. Ficar voltando para reler é sinal que você está escolhendo trechos muito grandes. Olha o caminho do leitor lento aí na figura:

 

 

Com o tempo você vai ganhar “músculos neurais” e sua resistência aumentará. Depois que conseguir ler trechos maiores poderá também aumentar a velocidade da sua leitura sem perder a compreensão. Dá uma olhadinha nesse App para ajudar a aumentar a velocidade de leitura. http://spritzinc.com

Um bom atleta estabelece metas e embarcam numa busca constante em melhorar a performance. Depois que estabelecer o hábito da leitura não fique na zona de conforto. Desafie-se para manter-se sempre em forma.

Ler um livro por mês é um bom começo. Quem já faz isso pode aumentar o número para dois ou três. Estabelecer um prazo também ajuda.

Mas, apenas quantidade e velocidade não são suficientes para optimizar o seu aprendizado. Muito da compreensão vem da nossa bagagem cultural. Se você sempre leu pouco, vai compreender pouco. Por isso, não adianta ler livros de assuntos pesados se você conhece poucas áreas de interesse.

Contudo, sempre há um começo. E hoje vou te contar 4 segredos para aumentar o seu desempenho em leitura:

 

#1 – Leve sempre um livro com você

Parece algo bobo, mas a ocasião faz o ladrão, ou seja, você nunca sabe quando vai ter um momento de tédio durante o seu dia. Às vezes, algo acontece e você tem que esperar por 10, 15 ou 30 minutos, tempo suficiente para você ler um ou dois capítulos. Fila do banco, espera no consultório médico, atraso de cliente, etc…

Atualmente, com o avanços dos e-books, você pode até levar na mochila ou na bolsa um e-reader e acessar a qualquer momento um livro sem precisar ficar carregando uma peça de 200 páginas para lá e pra cá.

 

#2 – Utilize a lógica do Princípio de Energia da Ativação

O princípio da Energia de Ativação diz que:

“a energia de ativação é a menor quantidade de energia necessária que deve ser fornecida aos reagentes para a formação do complexo ativado e para a ocorrência da reação”.

 

Isto é, quanto mais energia você investir para fazer algo, menos provável que você faça-o. Por outro lado, quanto menos energia você gasta para fazê-lo é mais provável que você faça.

A dica aqui é aproveitar o princípio da Energia de Ativação e colocar livros em lugares onde você vê e acessa facilmente.

Por exemplo, coloque um livro na mesa da cozinha na noite anterior e quando acordar na manhã seguinte vai se sentir motivado a ler enquanto toma uma xícara de café.

 

#3 – Programe em seu calendário

Calendários são mais eficazes do que lista de tarefas. Para ler mais, agende no seu calendário e ative um alarme. Você pode usar o próprio aplicativo de calendário do Google colocando, apenas, 10 minutos por dia. É suficiente para começar.

Depois de uma semana altere para 30 minutos e depois para 1 hora. Fazendo isso você vai malhar seu músculo mental da leitura. Você vai aumentar o seu nível de atenção até chegar num estágio em que vai conseguir ler mais livros por mais tempo diariamente. Lembre-se, leitura é condicionamento.

 

#4 – Estabeleça uma meta diária

Se você ler 50 páginas por dia, são 350 páginas por semana e, aproximadamente, 1.400 páginas por mês. Se considerarmos que um livro tem em média 150 páginas, você terá lido 9 livros.

Agora multiplique a quantidade de páginas semanais pelas 52 semanas do ano e você leu mais de 100 livros. O importante é estabelecer a sua meta diária. Se forem 50 páginas por dia você chegará aos 100 livros durante o ano.

 

Vamos continuar essa conversa?

Tudo na vida é uma questão de hábito. Inclusive ler. Quer saber como melhorar seus hábitos? Como remodelá-los ao seu favor? Sua empresa precisa criar hábitos mais saudáveis para seus colaboradores? Então conheça minha palestra sobre o livro O Poder do Hábito.

Até o próximo post.

Deixa sua opinião aí!

Related Posts

×