3 dicas para manter a auto motivação

Por Rangel Ramos

Motivação: 3 dicas para desenvolver sua auto motivação

Já reparou como nossa motivação pode ser pautada por hábitos? Não há como sair disso. Se você para um pouco agora e fazer uma timeline mental da hora que acordou até este instante, você vai perceber que tudo o que fez foi seguir seus hábitos. Às vezes, saímos da rotina, mas, a maior parte do nosso dia é constituída por nossos hábitos.

Ter hábitos é bom. Se bem orientados eles nos fazem mais produtivos. O problema é que nem sempre isso acontece. Alguns hábitos nos atrapalham. Deixam-nos para baixo. Ou, pior, fazem mal para nossa saúde.

Mas eu tenho uma boa notícia para você. A ciência provou que qualquer hábito pode ser remodelado.

Charles Duhigg diz em o Poder do Hábito:

“Hábitos podem ser mudados, se entendermos como eles funcionam.”

 

A medida que reformulamos nossos hábitos conseguimos nos automotivar. Esse é o grande segredo. Todo comportamento habitual é formado por uma Deixa (gatilho), uma Rotina e uma Recompensa. Tudo isso para saciar algum Anseio.

Mas, como remodelar meus hábitos?

Charles Duhigg explica:

“Para mudar um hábito, você precisa manter a velha deixa e oferecer os benefícios da velha recompensa, mas inserir uma nova rotina. Eis a regra: se você usa a mesma deixa, e fornece a mesma recompensa, pode trocar a rotina e alterar o hábito. Quase todo comportamento pode ser transformado se a deixa e a recompensa continuarem as mesmas.”

Entendeu? Os gatilhos ruins vão sempre acontecer na nossa vida. As situações que nos deixam para baixo vão sempre abater o nosso humor. Mas, a questão central é o que você faz depois que o Gatilho é acionado.

Qual é a sua ação quando leva uma fechada no trânsito? Qual é a sua reação quando o seu cônjuge faz algo que te irrita? Você se deprime quando decepciona-se com alguém no trabalho? Ou fica estressado com os prazos impostos pela rotina de trabalho?

Em nossa vida atual, estamos tão conectados com tantas coisas que é quase impossível encontrar tempo para se concentrar em nossos hábitos. Recebemos centenas de notificações, emails e mensagens. E estamos o tempo todo resolvendo coisas para os outros e não percebemos o que está acontecendo com a gente ou com as pessoas que amamos.

A Tecnologia digital ajuda a humanidade em muitos aspectos, mas cada vez nos desumaniza mais. É só você perceber como é alto o índice de suicídio em sociedades que são muito ligadas a tecnologia. Somente nós, humanos, podemos nos humanizar.

Mas, a pergunta é:  “Como faço para me concentrar melhor?”. Se automotivar é encontrar rotinas que te levem para cima e não para baixo. Neste post eu vou te ajudar a mudar seu comportamento, através de estratégias que aumentam o nível de concentração e consequentemente nos automotiva diariamente:

#1 – Encontre Propósito

A maioria das pessoas vive sem propósito de vida. Sem saber o porquê de estarem levantando de manhã e indo pro trabalho. São essas pessoas que ficam em crise quando perdem o emprego. Isso acontece porque suas identidades limitaram-se ao trabalho e não se conectaram à um propósito.

O primeiro exercício para se automotivar é saber qual é o seu propósito de vida. Qual é a sua proposição de valor ao mundo? Parece papinho de autoajuda, mas não é. Isso é sério. Se você não descobrir o porquê da sua existência, sua vida vai passar e você nunca será feliz.

Se quer encontrar propósito olhe para o lado.

 

Tenho certeza que pessoas foram importantes durante sua vida. Pessoas influenciaram sua vida e te ajudaram a chegar onde está agora. Quem sabe esteja na hora de você retribuir isso? Talvez existam pessoas ao seu lado que precisam de um conselho, de um exemplo ou de alguém que mostre o caminho.

Certa vez alguém chegou para um pedreiro e perguntou: “o que você está fazendo?” Ele respondeu: “Estou assentando tijolos”. A mesma pessoa foi até outro pedreiro da mesma obra e fez a mesma pergunta. Mas, este respondeu: “estou construindo uma catedral”.

O que você está fazendo todos os dias? Está assentando tijolos ou construindo algo que irá impactar todas as pessoas ao seu redor? Todos nós fazemos parte da história.

Todos estamos na construção, mas alguns só assentam tijolos, enquanto outros constroem catedrais.

 

Questione-se o porquê de sua existência e encontre seu propósito de vida. A partir daí, suas ações serão construtivas, não reativas. Dessa forma a automatização vai começar a surgir voluntariamente. 

#2 – Viva um dia de cada vez

Não há nada como um dia após o outro. Pense nas 24h do seu dia. Isso é o que importa. Pergunte-se:

“qual é a única coisa que posso fazer hoje?”

 

Tony Robbins diz: “onde o foco vai, a energia flui.” Nos últimos anos, esta abordagem me fez extremamente produtivo e me ajudou a estabelecer uma variedade de novos hábitos, eliminando os negativos.

Formar um hábito ou terminar um projeto pode levar meses, mas não deixe a ansiedade tomar conta de você. Divida em partes e faça uma coisa de cada vez. Um dia após o outro.

Se ficar o tempo todo pensando no longo prazo vai se sobrecarregar e ficar desmotivado. Ter planejamento é importante, mas ter uma meta diária é o que faz você realmente sair do lugar e vencer.

Por exemplo, se seu objetivo é perder peso em 2 meses, pense em apenas quanto vai perder neste dia. E aí durante as próximas 24h seu trabalho será fazer de tudo para comer do modo mais saudável possível. Quando terminar o dia, estabeleça a meta do outro dia.

Outra maneira de ser produtivo e manter-se motivado é usando a regra dos 2 minutos. Pense assim: se posso fazer essa tarefa em 2 minutos, então devo fazê-la imediatamente.

Às vezes não temos motivação para iniciar uma atividade porque achamos que é fácil demais e podemos fazer depois. Quando isso acontecer diga a si mesmo que vai levar, apenas, 2 minutos e comece imediatamente.

Mas, se você sabe que aquele trabalho vai levar mais de 15 minutos, então, separe um horário na sua agenda e marque um compromisso com você mesmo, ou delegue a tarefa para outra pessoa.

Se ficar centralizando as tarefas, achando que só você pode fazer, ou fazendo microgerenciamento, realizando um pouco de cada tarefa sem finalizar nada, mais cedo ou mais tarde você vai ficar desmotivado e aí não vai fazer mais nada mesmo. Sem contar que as pessoas vão se afastar de você porque vão sentir que você não confia nelas para fazer as tarefas que chegam.

Um dia de cada vez. Uma tarefa de cada vez. Um hábito por vez. Quem atropela processos causa aborto. Quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada.

 

Ser produtivo é concluir tarefas e não começar um monte de coisa ao mesmo tempo. Ser ocupado não é o mesmo que ser bem-sucedido. Portanto, estabeleça sua meta diária. Escolha a única coisa que precisa concluir no dia de hoje e faça.

#3 – Visualize sua recompensa

Alguns teólogos antigos afirmavam que Jesus só teria conseguido suportar a dor que sofreu na cruz porque estava focado na ressurreição. Talvez, isso não faça muito sentido para você, mas o que quero dizer é que seu foco não deve estar na dor do agora, mas na recompensa que virá.

Todo sofrimento ou fracasso ensina algo. Essa é uma regra da vida. E eu sei que você concorda comigo. Tenho certeza que você já aprendeu alguma coisa com suas derrotas. Muito mais do que com os seus sucessos. A verdade é:

A derrota ensina. A vitória estabiliza.

 

De qualquer forma, se quiser ficar motivado não coloque seu foco na dificuldade. Olhe para o horizonte e imagine a recompensa. Onde você quer estar daqui a 20 anos? O sacrifício de agora vai te levar para uma recompensa duradoura.

Uma vez passei por uma rodovia que estava em reforma. Fazia muito calor e estava muito congestionada. Já fazia umas 2h que eu estava naquela fila. Então, vi uma placa do órgão de trânsito que dizia: “transtorno temporário, benefício permanente“.

Muitas coisas que acontecem em nossa vida são transtornos temporários que vão gerar benefícios permanentes. Tenha calma. Não fique olhando para a cruz ou para a coroa de espinhos. Visualize sua recompensa que está no fim da estrada.

Vamos continuar essa conversa?

Pequenas ações diárias geram grandes resultados. Você sente que sua vida está sem propósito? Gostaria de reposicionar sua vida? Quer mudar de área mas não sabe como? Que tal a gente bater um papo? Vamos fazer uma conversa experimental e gratuita de mentoreamento? Vem! Vamos crescer juntos. É só clicar aqui e me mandar um e-mail.

Fica com Deus e até o próximo post.

Deixa sua opinião aí!

Related Posts

×