Acho que a primeira coisa é explicar o que é uma Assessoria de Comunicação. De forma sintética um assessor de comunicação administra as informações da empresa compondo e enviando dados para os públicos da organização.
Para você entender melhor. O assessor de comunicação é um elemento estratégico da empresa. É ele quem investiga o que os clientes querem e falam sobre a empresa. Ele sabe o posicionamento dos fornecedores e stakeholders. Por isso, sua presença é fundamental nas tomadas de decisão.
Empresários e empreendedores, de forma geral, estão focados em desenvolver seus produtos, serviços e liderança, normalmente não conseguem saber o que as pessoas querem ouvir, tampouco o que elas falam sobre ele. O assessor de comunicação é o sujeito que cuida dessas informações que circundam a empresa e o empresário.
Neste post vou apresentar 4 razões para você ter um assessor de comunicação. Espero te mostrar como isso pode alavancar as suas vendas e te levar para o sucesso.
1. Pessoalidade
A assessoria de comunicação propõe uma parceria, onde há uma ganha-ganha. A empresa não é só mais uma fonte de renda para a agência. O assessor de comunicação imerge nos sonhos da empresa. Ele faz parte.
As agências, normalmente, mantém um certo distanciamento das empresas, até mesmo para manterem-se saudáveis diante dos seus próprios desafios. Isso é normal. Já a assessoria de comunicação propõe-se a ser mais pessoal. Andamos lado lado a com você.
Com um assessor de comunicação as relações públicas ficam mais genuínas, porque os públicos da empresa estão em contato com alguém que entende de forma panorâmica a cultura organizacional da instituição.
Lembra do filme “O Diabo veste prada”? Por que Andy não era qualificada para trabalhar na Runway? Eu sei, ela consegue o emprego, mas preste atenção nas perguntas que Miranda Priestly faz para Andy nesta cena do filme:
2. Comunicação Integrada
As grandes empresa trabalham com a comunicação de forma integrada. Amarram publicidade, relações públicas, marketing e endomarketing na mesma linha discursiva.
Veja o exemplo dos postos Ipiranga. Se você chegar hoje em qualquer posto Ipiranga e perguntar onde fica tal loja naquela região da cidade todos os frentistas vão saber te responder. A comunicação está integrada. Os atores da ponta estão alinhados ao discurso apresentado na televisão. Isso foi uma ação intencional. Os frentistas receberam treinamentos para isso.
Muitas empresas não conseguem alavancar suas vendas ou não atingem seus objetivos de branding porque não integram seus pontos de comunicação.
Por exemplo, se você tem um representante comercial, subordinado ao departamento comercial, que está na rua o dia todo visitando os clientes e não tem tempo de olhar as redes sociais da empresa, ou não se interessa porque quem cuida disso é o departamento de marketing, você terá um problema na ponta.
O discurso das redes sociais pode entrar em conflito com o que o representante está falando diretamente com os clientes. Um assessor de comunicação consegue ter esse olhar de pautar tanto o que vai para web quanto o que os vendedores falam pessoalmente.
Essa falta de integração pode gerar uma crise de credibilidade na sua empresa. Algo que o assessor também terá que lidar. Só que com muito mais trabalho.
3. Otimização de processos
O assessor de comunicação é quem faz a mediação entre os dados que circulam entre os departamentos internos da empresa. Ele administra e gerencia as informações. É o responsável pelo que é comunicado para os públicos externos e stakeholders.
Ninguém melhor do que um assessor de comunicação para fazer os processos da sua empresa andar de forma alinha. Muitos prejuízos poderiam ser evitados se os chefes de departamento dialogassem diariamente. O assessor de comunicação faz a mediação desse diálogo, levando-o sempre para a missão e visão da empresa.
Veja no vídeo abaixo o que acontece quando os departamentos da empresa não conseguem se comunicar de forma clara e eficaz:
4. Maior impacto de venda
Venda é feita de ‘lábia”. Todos nós sabemos disso. E quando falo lábia não me refiro aquele vendedor que fica falando, falando sem parar. Isso até dá certo, às vezes. A questão não é o quanto se fala, mas o que se fala.
Um assessor de comunicação consegue alavancar suas vendas ou seu negócio porque ele estabelece os discursos que os vendedores precisam desenvolver para se comunicarem bem com seus prospects.
Vai além de estabelecer um roteiro de venda. A assessoria de comunicação prepara com media training os representantes comerciais. Tem muita técnica de PNL, persuasão e postura que influencia na performance dos seus vendedores. Um assessor de comunicação pode corrigir isso.
Vamos continuar essa conversa?
Se você achou interessante tudo o que um assessor de comunicação pode fazer pela sua empresa, então, vamos continuar essa conversa. Clique aqui e me conta sua história.
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